Meu radiocomunicador não funciona direito. E agora, o que fazer?

O radiocomunicador é uma ferramenta que traz inúmeras vantagens para uma empresa. Entretanto, ele é um aparelho. E aparelhos podem apresentar problemas! Isso acontece com as melhores tecnologias.

Se o seu radiocomunicador não está funcionando direito, saiba que o mais importante é manter a calma e procurar entender o que está acontecendo.

O primeiro passo para achar uma solução é verificar qual é o problema, certo? Alguns erros são mais comuns e algumas soluções são simples. Vamos te ajudar mostrando as principais dicas para cada caso.


– Falha ao ligar

Quando o radiocomunicador não liga, é possível que a bateria tenha sido instalada incorretamente. Nesse caso, remova a bateria e coloque-a novamente. Outra possibilidade é que a bateria esteja descarregada! Você deve deixar a bateria carregar o tempo adequado. Caso não funcione, procure observar se a bateria não está mal conectada devido a alguma sujeira ou danificação no contato. Limpe os contatos da bateria e tente de novo. Se o problema não for resolvido, talvez seja o caso de substituir a bateria. É recomendado que seja feita uma inspeção mais detalhada.


– A voz está fraca, descontínua ou totalmente inativa

Esse problema também pode estar relacionado com a bateria, que talvez esteja com a tensão baixa. Tente carregá-la. Veja também se o nível de volume do aparelho está adequado. Por último, é possível que o alto-falante esteja bloqueado ou danificado. Limpe a superfície do alto-falante e, caso não funcione, é bom entrar em contato com uma assistência.


– O radiocomunicador liga, mas é incapaz de se comunicar com outros membros

Aqui, o problema talvez seja na frequência ou na sinalização! Configure a frequência TX/RX e faça o mesmo para os outros rádios. Às vezes, o tipo de canal também pode estar definido de forma inconsistente. Por isso, certifique-se que todos os membros estão no mesmo canal! Ou ainda, pode ser que você esteja muito longe das outras pessoas, experimente chegar mais perto e verifique se funciona.


– A comunicação é irrelevante ou um ruído é ouvido no canal

Aqui, talvez a falha também seja na frequência! Ela pode estar sendo interrompida por outros rádios, por exemplo. Uma solução é alterar a frequência ou ajustar o nível do silenciador. Se não resolver, verifique as configurações do aparelho e veja se o rádio está sem sinalização. Nesse caso, defina a sinalização para todos os rádios! Assim você evita a interferência com a mesma frequência. Ao mesmo tempo, mude também as definições de sinalização para todos os rádios portáteis.


– O barulho é muito alto

Você está na distância adequada? Não está muito longe? Também é possível que você esteja em uma posição desfavorável. Por exemplo, a comunicação pode ser bloqueada por edifícios altos ou nas áreas subterrâneas. Mova-se para uma área aberta e plana e reinicie o rádio para tentar novamente. Interferência externas, como as eletromagnéticas, também influenciam no som dos aparelhos! Por isso, fique longe de equipamentos que possam causar interferência.

Se nenhuma dessas dicas resolveu o seu problema, talvez seja o caso de procurar um especialista para analisar o seu aparelho.  É possível que seu aparelho precise de reparo.

A manutenção, principalmente quando é feita preventivamente, é muito importante! É ela que garantirá uma vida útil maior dos seus aparelhos! Esse cuidado evita problemas mais graves ou até mesmo a perda do radiocomunicador.

Está com dúvidas? Entre em contato com o time Ramc! Nós somos especialistas em radiocomunicação! Ligue para (11) 2915-8801 ou (19) 3241-5777. Será um prazer te ajudar!

Enviei Sua Mensagem